História

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: EDB10008
Sigla: H
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Albérico Afonso Costa Alho
Corpo docente: Ana Maria Pires Pessoa

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Mobilizar conhecimentos numa perspectiva crítica do passado humano, bem como a compreensão de que
aquele condiciona o presente e o futuro.
Ser capaz de utilizar os conhecimentos da História de Portugal numa perspectiva comparada com outras áreas
espacio­culturais.
Compreender, interpretar e questionar de forma crítica fontes e elementos diversificados de informação de
acordo com as regras da investigação histórica.
Mobilizar literacias múltiplas na abordagens dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo actual.
Revelar compreensão por pontos de vista resultantes de diferentes antecedentes históricos, em distintos
contextos culturais e geográficos, na interpretação da sua cultura material.
Ser capaz de apresentar escrita e oralmente os saberes adquiridos utilizando a terminologia própria da História
e revelando capacidade argumentativa

Programa

1. Questões metodológicas relativas ao estudo da História
2. Origens remotas
3. Do condado Portucalense ao reino de Portugal
4. Uma nação em expansão geográfica
5. Do ocaso do absolutismo à revolução liberal
5.1 O iluminismo na Europa e em Portugal.
5.2. A revolução liberal portuguesa
6. Portugal Contemporâneo
6.1 Da guerra civil à pacificação económica e social.
6.2. O novo regime político republicano.
6.3. As dificuldades do Estado liberal ­ A emergência das ideias autoritárias em Portugal.
6.4. Ditadura militar e Estado Novo
6.5. Da consolidação do salazarismo ao marcelismo.
6.6. 25 de Abril de 74: Golpe militar, revolução e legitimidade constitucional.


Métodos de Ensino

Sessões de enquadramento teórico com recurso a metodologias diversificadas ­ estas sessões decorrerão
preferencialmente em plenário.
­Sessões de enquadramento metodológico dos trabalhos a desenvolver pelos alunos ­estas sessões poder­-se-ão processar em plenário, existindo momentos de apoio tutorial em grupo ou individualmente.
­Discussão orientada sobre temas, baseada na análise de bibliografia e documentos originais em suportes
variados.
­Análise e interpretação colectiva de informações de carácter teórico e empírico.
­Elaboração de um pequeno trabalho monográfico de investigação a partir de fontes primárias.
­Apresentação e comunicação oral dos resultados destes trabalhos.
­Teste de carácter teórico.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Dicionário de História de Portugal, direcção de Joel Serrão, [2.ª edição], 6 vols, Porto, Figueirinhas, 1981.
Nova História de Portugal, direcção de Joel Serrão e A. H. de Oliveira Marques, Lisboa, Presença, 1987­2001.
ALHO, Albérico Afonso Costa, (2011) Salazar e a Escola Técnica – Uma reforma tolerada num regime
intolerante, ed. Parceria A.M. Pereira, Lisboa.
MORENO, Humberto Baquero) [coord.], DUARTE (Luís Miguel), AMARAL (Luís Carlos) e FERREIRA (Maria da
Conceição Falcão), História de Portugal Medievo: político e institucional, 2 vols., Lisboa, Universidade Aberta,
1995.
PINTASSILGO, Joaquim, A República e Formação de Cidadãos. (A educação cívica nas escolas primárias da
primeira República Portuguesa), Edições Colibri, Lisboa, 1998.
ROSAS, Fernando e Pedro Aires de Oliveira (coordenação), A transição falhada – o marcelismo e o fim do
Estado Novo (1968­1974), Notícias Editorial, Lisboa, 2004.

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